Arquivo | 22:59

Hábitos: Ô praga!!

9 jun

Vamos falar de coisa boa?!

Vamos falar de Tec Pix!
BRINKS
Vamos falar de Nutrição! ♥

Dia desses eu participei de um congresso chamado CPNutri. Quando eu li o programa de palestras na hora da inscrição fiquei meio desanimada, já que as palestras não iam muito de encontro com os meus interesses atualmente, mas QUE BOM que eu dei a cara a tapa e participei, porque foi muito, muito legal! 🙂
Assisti palestras sobre ‘atuação da nutricionista em pacientes de oncologia’, ‘papel do nutricionista em SAC e na industria de alimentos’ (motivo maior pra eu estar lá), ‘oncogênese e epigenética’, ‘nutrição funcional’…
A correria do dia a dia às vezes faz a gente esquecer (ou vira a desculpa para tal) o quanto a nutrição é importante e determinante no estabelecimento da saúde, então ter esse momento de parar e pensar cumpre o papel de despertador! E olha que eu sou uma profissional da área falando… rsrs
Dou uma visão resumida pra vocês do que eu mais gostei de ouvir (e eu acho que esse resumo é mais para as colegas nutri), de forma m-u-i-t-o resumida:
Os alimentos tem sim uma ação sobre o comportamento do organismo (alimentos funcionais), porém ainda não se sabe muito bem como é a ação, qual quantidade do alimento é necessária, qual é o grupo onde melhor age, qual forma de cocção não interfere na ação do alimento… A nutrição ainda está engatinhando nessas descobertas e ainda temos um looooooongo caminho a seguir. E só cabe a nós trilhar esse caminho!! 🙂
Foi muito legal gente!!!
A nutrição funcional é uma realidade, mas ainda é difícil a gente Afirmar (com ‘A’ maiúsculo msm) essa ou aquela ação…

Bom, isso tudo foi só a introdução, o objetivo mesmo do post é pra contar uma cena que vi e achei bem surreal:
O almoço já estava incluso no pacote do congresso e era o seguinte:

frie from hell CP Nutri

Era um pãozinho com um recheio ‘todo nutricional’, de ricota, quinua, brocolis, abobrinha e whiskas sachê, suco de uva orgânica e maçã orgânica.
Apesar da pegada nutrição saudável (e o suco era realmente gostoso e encorpado), concordo com vocês que a nível de almoço era bem pouco, mas penso que a gente tinha que, no mínimo, comer pra experimentar.
Foi o que eu fiz, mas pelo menos metade da mulherada que estava lá fez diferente. Gardou o lanche e foi rumo ao Starbucks! Então assim, não é que o pessoal achou o lanche pouco e foi pra um self service comer arroz, feijão e salada… A galera foi pro Starbucks mesmo!! Comer pão de queijo e capuccino de caramelo, chocolate e outras gordices mais.

frie from hell

Eu vivo falando isso, e se nunca falei aqui no blog, falha minha, mas acho muito louco e não entendo uma nutricionista que se recusa a ter uma vida saudável.
Assim, eu sei (e como sei) o trabalho que dá ir pra academia diariamente, fazer marmita saudável, recusar doces e convites de almoços gordos, MAS, se você pretende propagar hábitos saudáveis (é claro que a minha bronca é com as nutris atuantes hein?!), você também tem que ter os tais hábitos saudáveis.

Ou ainda, ok se você não tá afim de ter o trabalho da marmita e da academia, mas poxa vida, o lanche tava ali  na mão!!!

Enfim… Tudo isso pra mostrar o quanto a gente é apegado aos hábitos ruins e nem nota!
Proponho que todo mundo aqui pare pra pensar em um dia da própria rotina e veja os hábitos, os horários, as escolhas… Tenho certeza que todo mundo consegue encontrar algo de ruim que pode melhorar!! 🙂

É isso.

frie from hell

Beijocas…